09 março 2010

:: Tudo Azul na 1ª. Etapa do Circuito FE

Dizem que: “Se o trabalho está atrapalhando o velejo, largue o .... trabalho!” rs rs .... e assim este “Barioca” que vos escreve ficou a ver aviões e caminhões partindo de todos os cantos deste Brasil em direção a SP, mais especificamente na direção da Tempo Wind Clube na represa de Guarapiranga para a 1ª. etapa do Circuito Brasileiro de Formula Experience (CBFE), realizado nos dias 6 e 7/3.

Ciente das previsões que não eram das melhores, fiquei na torcida de olho nos twitter´s e e-mails até que, no Domingo, imperou um silêncio absoluto e “só lá pelas tantas” notícias do front romperam a barreira do som.

Pelo post do Katanka percebi que só na FE mesmo para existir esta vontade de fazer acontecer. Imaginei que pelo avançar da hora, a turma ficou na água até quando possível para validar a etapa e assim retribuir ao Ricardo Munhoz todos os esforços incansáveis para acolher a todos os velejadores e familiares que foram a casa da Tempo Wind Clube.

De fora da competição, fico carente em argumentos para post´s direcionando assim para quem tem mais propriedade de externar tamanha felicidade em ter ido a 1ª. Etapa do CBFE.

Valeu a todos que movimentam a FE, ao Ricardo Munhoz da Tempo Wind Clube e sem dúvida nenhuma a Azul Linhas Aéreas que inovou pelo nosso esporte, realizando algo jamais visto.


Resultados:


Ranking Individual

Mais informações:





Fair Winds !!! BRA230

18 fevereiro 2010

:: Sails Racing 2010

Há poucos dias, afinal no Brasil é Carnaval e ninguém olha para internet mesmo rs rs rs .., a Severne Sail lançou sua esperada linha de velas v.2010.

Com um time de rider´s de primeira linha (Steve Allen, Bjoern Dunkerbeck, Simon Hurrey, Karin Jaggi, dentre outros...), chega então o produto final após exaustivos testes, que inclusive foi inovado desta vez fazendo com que algumas Flotilhas / Velejadores representativos testassem o protótipo afim de poder capturar o maior número de feedbacks possíveis a se fazer um produto em série realmente de 1ª. linha. O Brasil não ficou de fora e este protótipo também rodou na mão de alguns velejadores que lideram o ranking de Formula Experience.

O que mudou para Overdrive?
  • A vela 10 sai de linha e entra a 9.7
  • O Mastro Blue Line 5.40 sai de linha e entra o 5.30 armando a as velas 11 e 9.7
  • Os cambers agora são os XL, os mesmos utilizados nas velas Reflex Formula, tornando o velejo mais estável.
Mais mudanças técnicas em: http://www.severneracing.com/overdrive.php

Fatos interessantes:

Recentemente conversava com o Léo Rebello (BRA121) durante o II Fest Vela Araruama, que a diferença em ventos fortes da Cod Red para Overdrive, é absurda !!! A Cod Red se mantém muito mais estável aos intempéries dos ventos e certamente o segredo estava na testa, ou seja, nos camber´s.

Outro tópico da nossa conversa era a quebra de mastros Blue Line 5.40. Na UPwind já vi 3 mastros novos partindo e isso realmente me preocupa, afinal voltei a velejar de Formula, agora na classe Experience, devido a algumas premissas que acreditavam ser verdadeiras. Durabilidade, “congelamento dos equipos”, etc e tal ... espero não me arrepender nos próximos anos e que meu 5.40 dure até eu ter que mudar para o 5.30. rs rs rs ...

Opinião Pessoal / Particular / Privada ... rs rs rs ...

Tenho acompanhado muito o crescimento da veleria Maui Sails e mesmo sabendo que a mesma não possui uma linha de montagem agressiva etc e tal como as das grandes velerias (Severne, North, etc...), encontro na Maui um ponto relevante que deveria ser considerado nos estudos da classe Formula Experience.

Observem nas especificações abaixo que a Vela Titan da Maui tem variações entre 9.0 a 11.0 montando com o mesmo mastro 5.20.



Já a Severne, acredito ainda estar buscando encontrar o equilíbrio, o "denominador comum", visto as suas recentes alterações, não deixando de ser atualmente uma vela maravilhosa, principalmente para a proposta da Fórmula Experience.


Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos e converir "na vera" estas novidades.

Fair Winds !!! BRA230

08 fevereiro 2010

:: II Fest Vela Araruama

Desde sábado estou pensando em como definir este evento no meu report e, sinceramente, até agora não consegui encontrar “A” palavra!

Primeiro que um evento deste em pleno “verãozão” acho que é o desejado por todos os velejadores. Amigos (+ de 80 inscritos), sol, segurança, organização e confraternização impecável, sorteio de prêmios, ... e Vento, alias, Muito vento !!! .... ops! E em homenagem ao amigo Lorenzo ... Optmist! Kkkkk Há o Optimist! Kkkkkk sem comentários ... rs rs rs ...


Então: vamos por resumos:

A Pegadinha do Malandro rs rs ...
A maldita rede na entrada da enseada de Araruama, colocada por algum turista, após a checagem de segurança de raia realizada pela organização do evento.

A segurança:
Perfeito a idéia de largar a turma da Start na frente e impecável com 03 botes fazendo o apoio de todos largando minutos depois de todos.

A Prefeitura:
Que parceria fantástica, que evento bem estruturado, isso sem falar na simpatia, sem demagogias políticas, que é o Sr. Prefeito André Luiz. Meus sinceros Parabéns aos envolvidos direta e indiretamente.

As Flotilhas Visitantes:
Inuuuuuumeros velejadores. Praia da UPwind lotadassa. Para se ter uma idéia, fui largar quase do Condomínio a 400m da UPwind, procurando um lugarzinho na areia rs rs rs. Outra coisa legal, para mim que velejei de monotipo boa parte de minha vida foi um prazer ver os HC voando baixo junto com as pranchas. Acho inclusive que os Monotipos deveriam participar do CRLW como classe convidada. A FreeWind, como sempre com o amigo Cleber Rennó compareceu forte, mas neste evento quem brilhou mesmo foi a galera da WindNit, que chegaram em peso, muita gente mesmo, animando e levando prêmios e colocações da festa. Agora fica a do retorno, planejem uma data com antecipação que vamos encher a raia de vocês em breve também!


A turma da Classe START:
Estão de parabéns, por tentarem e conseguirem completar o percurso. Garanto a vocês que diversos amigos ficaram orgulhosos de vocês. Que garra! Parabéns mesmo! Isso sem falar na vitória do velejador "Pirulito" da WindNit, que tem além da sua vitória, uma história vitoriosa de vida!.

Fundação do Bloco UPwind 2011
Foi criado e institucionalizado o bloco de Carnaval da UPwind 2011. Isso mesmo! É assim, quando se junta grandes amigos, grandes idéias aparecem ... não deu outra. Pra 2011 a UPwind grita: “Eu quero é botar, meu bloco na rua ... Brincar, botar pra gemer”. Alguns nomes também foram sugeridos como: Bobeia que eu plano, Venta na minha popa (este não foi sugestão de Baiano rs rs rs), mas enfim, vamos em breve fazer uma enquete para ver o que acontece. Hehehe



O "larga mau"!
Essa é uma homenagem carinhosa a um amigo nosso que tem um grande problema com largada, não vou citar nomes, pois existem fotos que falam ... kkkkkk ... É tipo pegadinha, o que tem de errado na imagem abaixo? rs rs rs .. Olha a posição de contra mão do garoto kkkkk




Enfim, com toda esta resenha, mais uma fez o Léo e seu time de escudeiros fizeram e proporcionaram a todos um final de semana o qual “A” palavra ainda me falta para definir o II Fest Vela Araruama !!! Valeu d + !!!


+ Fotos, Report e resultados: http://www.upwind.com.br/

Fair Winds !!! BRA 230