15 maio 2009

:: FE - Fórmula Experience


Desde as antigas race board´s, particularmente achava aquelas pranchas da Mistral One Desing sensacionais, não surgia no Brasil uma classe tão forte e promissora no Windsurf. Enfim a classe Fórmula Experience.

Ao invés de citar problemas e tentar encontrar o porquê que as outras não deram certo, farei diferente e demonstrarei alguns tópicos nos quais acredito sumariamente que a FE no Brasil tem um futuro promissor.

O 1⁰ de todos, sem dúvida, são os custos dos equipamentos. Estes são de uma relevância absurda, isso sem falar na baixa depreciação e durabilidade dos equipos.

Na prática e em números apenas o casco de uma FE é ½ do valor de um casco da Starboard 162, que está sendo praticada em Euros e hoje transformadas em Reais gira em torno de R$6Mil. Isso sem falar que ter uma 162 com quilha Drake de fábrica não serve para absolutamente nada em ser competitivo. Fora o casco, os demais componentes do rig seguem as mesmas proporções em valores se comparados a Fórmula Windsurf (FW).

Mais acessível e com “projeto congelado” até 2014, isso significa que é todo mundo igual até lá. Os velejadores competem de igual para igual com seus adversários em relação ao equipamento. O melhor vai ser o que conseguir extrair melhor tática e regulagem do seu conjunto.

A FE traz ainda alguns atrativos muito bacanas para quem gosta de velejar / competir e estar em família. A classe é “tocada” por velejadores, que também são professores de windsurf, lojistas e competidores há 2 décadas. Por estarem trabalhando participativamente com as classes de regata e com a formação de velejadores, criou-se na FE o chamado EE “espírito experience” que busca prioritariamente atender a demanda de todos os velejadores que participam da classe, atrair novos velejadores e elevar o nível geral de toda a flotilha com o objetivo final de ter competições saudáveis, atraentes e divertidas além de proporcionar o intercâmbio entre todos os velejadores do Brasil.

Os campeonatos são outro ponto marcante na FE. As competições, via de regra, são escolhidas tendo-se em mente o “espírito experience” e são analisados, entre critérios técnicos e práticos os seguintes detalhes:

- O lugar deve ser convidativo não só para o velejo, mas para as famílias dos velejadores, já que é uma classe amadora;

- O acesso à água e as condições de velejo devem ser fáceis e sem riscos para os velejadores e equipamentos;

- O campeonato deve oferecer programação social (passeios, festas, competições para iniciantes etc) correndo paralelamente à competição principal;

- Durante cada evento procura-se oferecer clínicas, test-drives, cursos e outras atividades para aperfeiçoamento e integração das flotilhas;
Muitas outras iniciativas estão sendo planejadas e executadas para fortalecer ainda mais a classe que certamente será a mais numerosa do Brasil em poucos anos.

Fair Winds !!!

27 abril 2009

:: Startup Training FE


Este fds rolou o "kick-off" dos treinos de FE na UPwind. Sábado, com pouco vento, as condições foram merrequeiras, mas se ai está uma de nossas dificuldades visto que estamos sempre com vento na raia da UPwind, foi uma excelente oportunidade de treino. Já no Domingo o vento apareceu, SW de 12Knots, e Léo BRA121 deu a sugestão de irmos até uma outra enseada da lagoa de Araruama. Uma praia chamada de Hospício que de loucura mesmo só a paisagem do local. Na próxima levo a shot.

24 abril 2009

:: 5ª Copa UPwind (FE e FW)


A Região dos Lagos do Rio de Janeiro será palco de mais um grande evento do Windsurf Nacional. Entre os dias 01 a 03/05 em Praia Seca – Araruama/RJ, velejadores de todo o Brasil se encontrarão para a 5ª Copa UPwind de Windsurf. O evento além das regatas inova trazendo as mais recentes novidades do mercado de Windsurf onde apresenta para test-drive alguns dos mais novos conceitos e lançamentos de velas e pranchas do mercado.
Maiores informações www.upwind.com.br

14 abril 2009

:: Fotos e Reports - SE Brasileiro de FE

De Sudeste Brasileiro de FE 2009
Sucesso Total! Assim rolou o Sudeste Brasileiro de Formula Experience entre os dias 10 a 12/04 na Tempo Wind Clube em Guarapiranga / São Paulo. O evento foi marcado por fortes disputas devido a padronização dos equipamentos de FE. Prancha igual, vela igual, volta a valer o velejador e não mais os equipos no Windsurf. Muita gente ainda se adaptando ao equipo principalmente a situações de ventos fracos. A thurma da Flotilha Katanka fez bonito e levou quase todos os prêmios. Marcello Morrone BRA3, sobrou na raia e faturou o campeonato. Reports completos aqui ... e fotos aka rs ...

09 abril 2009

:: Sudeste Brasileiro de FE + 1⁰ Starboard Innovation


Vamo que Vamo!!! Semana Santa na “terra da garoa”!!! Tudo pronto e em pleno vapor para a realização do 1⁰ Starboard Innovation Festival + Sudeste FE a realizar na Tempo Wind Clube / São Paulo / Guarapiranga / Brasil. O evento será realizado de 10 a 12/04 e além das regatas, confraternizações entre as Foltilhas de Windsurf do Brasil, a Starboard estará apresentando toda a sua linha 2009. Isso mesmo, todas as super máquinas reunidas e a disposição da turma. A Flotilha de FE Carioca, boiou e sem os rig´s oficiais de FE que não chegarão a tempo, vamos descer pelo prazer sem grandes chances de pódio. Estou pensando até em levar um remo de caiaque e de FE participar das competições da SUP rs rs rs ... Do front postarei as novidades. Mais info aqui