15 junho 2009

:: Morrone garante o Sul-Brasileiro de FE


Marcello Morrone BRA-3 (Starboard, Severne, Salad Creations), foi a Floripa e garantiu mais um título na 2ª Etapa do Circuito Brasileiro de Formula Experience 2009. O evento foi marcado pela falta de vento e apenas 03 regatas foram realizadas o necessário para validar a competição. Mesmo diante das adversidades climáticas o evento ocorreu com o EE (espírito experience) onde houve uma grande confraternização entre os velejadores da classe FE que surge com o conceito de “união faz a força” e com a característica de equipamentos iguais, mais adeptos estão migrando para esta nova classe do windsurf brasileiro, que sem dúvida, veio para ficar.

Report By Marcello Morrone www.katanka.com.br

06 junho 2009

:: Sul-Brasileiro de FE

Contagem regressiva para o Sul-Brasileiro de FE a se realizar entre os dias 11 a 14/06 na praia de Jurere em Floripa. O evento também será válido pela segunda etapa do ranking Brasileiro de FE.

Mantendo o “EE” Espírito Experience a organização inova fazendo com que o evento se torne um atrativo a mais para as famílias e não somente ao velejador. Umas séries de atividades extras estão programadas para o entretenimento de todos o que enriquece e muito os eventos de FE fortalecendo ainda mais a classe que sem dúvida será a mais forte e representativa nas raias Brasileiras

Já na raia, onde o bicho pega, Marcello Morrone BRA3, tentará manter-se no pódio por mais uma etapa , porém André Pedrosa, velejador do Clube Katanka-DF, que surpreendeu a todos durante a 1ª etapa do Circuito em Guarapiranga/SP liderando as regatas e só não levou o caneco para casa, pois no ultimo dia teve que abandonar o campeonato por motivos profissionais, já garantiu presença em Floripa onde o fato não deve se repetir.

Desta vez a thurma do RJ não garantiu presença neste evento. Grana apertada visto os novos investimentos da migração dos equipos, conflito de datas já que por aqui será realizado a 1ª Etapa do CRWL e assim já que o local também sediará o Brasileiro de FE, a prioridade virou o Brasileiro.

Mais informações sobre o evento: http://fefloripa.blogspot.com/

Fair Winds! BRA-230

03 junho 2009

:: Made in Bahia!


Hoje recebi do amigo Baiano - Anselmo (HCat16), alguns cliques que a turma deu na Flotilha de Windsurf, durante a regata válida pela 1ª Etapa do Campeonato Baiano de Monotipos, promovido pela AVEB (Associação Velejadores do Estado da Bahia).


É com grande satisfação que observo os esforços dos velejadores, principalmente do Deni e do Lula, em fazer acontecer, em buscar o algo mais, fazer a Flotilha Baiana de Windsurf reerguer mesmo diante de todas as adversidades existentes ao esporte no Estado. Parabéns meus amigos. Sigam em frente que muito em breve acredito que o Windsurf renasça em Salvador/BA. Nesta segunda foto, Mestre Deni com minha antiga CodRed11. Fair Winds my friends !!!

02 junho 2009

:: Novo Site ABWS


Impulsionados pelo bom momento do Windsurf Brasileiro, a ABWS (Associação Brasileira de Windsurf) inovou seu site tornando-o mais dinâmico e atrativo. Além da visita ao site, faço a sugestão que os velejadores Brasileiros filiem-se a associação. Isto fortalece e muito o nosso esporte. Fair Winds !!!

15 maio 2009

:: FE - Fórmula Experience


Desde as antigas race board´s, particularmente achava aquelas pranchas da Mistral One Desing sensacionais, não surgia no Brasil uma classe tão forte e promissora no Windsurf. Enfim a classe Fórmula Experience.

Ao invés de citar problemas e tentar encontrar o porquê que as outras não deram certo, farei diferente e demonstrarei alguns tópicos nos quais acredito sumariamente que a FE no Brasil tem um futuro promissor.

O 1⁰ de todos, sem dúvida, são os custos dos equipamentos. Estes são de uma relevância absurda, isso sem falar na baixa depreciação e durabilidade dos equipos.

Na prática e em números apenas o casco de uma FE é ½ do valor de um casco da Starboard 162, que está sendo praticada em Euros e hoje transformadas em Reais gira em torno de R$6Mil. Isso sem falar que ter uma 162 com quilha Drake de fábrica não serve para absolutamente nada em ser competitivo. Fora o casco, os demais componentes do rig seguem as mesmas proporções em valores se comparados a Fórmula Windsurf (FW).

Mais acessível e com “projeto congelado” até 2014, isso significa que é todo mundo igual até lá. Os velejadores competem de igual para igual com seus adversários em relação ao equipamento. O melhor vai ser o que conseguir extrair melhor tática e regulagem do seu conjunto.

A FE traz ainda alguns atrativos muito bacanas para quem gosta de velejar / competir e estar em família. A classe é “tocada” por velejadores, que também são professores de windsurf, lojistas e competidores há 2 décadas. Por estarem trabalhando participativamente com as classes de regata e com a formação de velejadores, criou-se na FE o chamado EE “espírito experience” que busca prioritariamente atender a demanda de todos os velejadores que participam da classe, atrair novos velejadores e elevar o nível geral de toda a flotilha com o objetivo final de ter competições saudáveis, atraentes e divertidas além de proporcionar o intercâmbio entre todos os velejadores do Brasil.

Os campeonatos são outro ponto marcante na FE. As competições, via de regra, são escolhidas tendo-se em mente o “espírito experience” e são analisados, entre critérios técnicos e práticos os seguintes detalhes:

- O lugar deve ser convidativo não só para o velejo, mas para as famílias dos velejadores, já que é uma classe amadora;

- O acesso à água e as condições de velejo devem ser fáceis e sem riscos para os velejadores e equipamentos;

- O campeonato deve oferecer programação social (passeios, festas, competições para iniciantes etc) correndo paralelamente à competição principal;

- Durante cada evento procura-se oferecer clínicas, test-drives, cursos e outras atividades para aperfeiçoamento e integração das flotilhas;
Muitas outras iniciativas estão sendo planejadas e executadas para fortalecer ainda mais a classe que certamente será a mais numerosa do Brasil em poucos anos.

Fair Winds !!!